Ibovespa fecha em queda mas tem alta de 3,69% na semana

O Ibovespa teve leve queda nesta sexta-feira, com investidores embolsando parrte dos ganhos da véspera, mas voltou a ter desempenho semanal positivo após mais de um mês de perdas.
O principal índice da bolsa paulista caiu 0,45%, a 97.483,31 pontos. Mas na semana, registrou alta de 3,68%, após cinco quedas semanais consecutivas. O volume financeiro somou 28,7 bilhões de reais, acima da média do mês, de 25,8 bilhões.
A semana foi de novo marcada preocupações com a trajetória das contas públicas do país, com o mercado mostrando algum alívio, apesar de incertezas ainda figurarem no horizonte.
Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro reiterou que o auxílio emergencial não será pago para sempre e que, apesar do valor baixo para os beneficiários, é muito caro para a União. Ele ressaltou que outras medidas tomadas pelo governo farão que o país volte em breve à normalidade.
O governo negou nesta semana intenção de estender o auxílio para os primeiros meses de 2021, assim como de prorrogar o orçamento de guerra.
Nos EUA, os índices de Wall Street subiram em meio a esperanças de mais ajuda fiscal.
CONFIRA OS DESTAQUES
- MRV (MRVE3) saltou 8,5%. A empresa anunciou na quinta-feira que suas vendas líquidas atingiram o recorde de 1,97 bilhão de reais no terceiro trimestre, alta de 41% ante mesma etapa de 2019.
- GOL (GOLL4) avançou 3,24%, após anunciar que ampliou a oferta de assentos em outubro, após forte expansão de venda de bilhetes em setembro. Também afirmou que deve fecha o terceiro trimestre com prejuízo e que seguirá queimando caixa no quarto trimestre. No setor, AZUL subiu 0,68%.
- PETROBRAS (PETR4) e PETROBRAS (PETR3) perderam 3,13% e 3,3%, respectivamente, após forte alta na véspera.
- TOTVS (TOTS3) caiu 1,6%, após a Linx (LINX3) informar que vai analisar sua nova proposta para combinação dos negócios. LINX teve alta de 1,57%.
- IRB BRASIL (IRBR3) perdeu 7,2%, com a resseguradora tendo semana volátil, período no qual teve queda de 11,2%.
Investing.com